InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 amuletos da sorte:)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MaraPitrez

avatar

Mensagens : 19
Localização : República Dominicana

MensagemAssunto: amuletos da sorte:)   Dom Dez 20, 2009 5:16 pm

Like a Star @ heaven Amuletos da sorte Like a Star @ heaven

A superstição e a medicina popular fizeram sempre parte da vida de todos os humanos. Isto são traços muito marcantes da cultura. Algumas das mais poderosas simpatias, rezas e benzeduras foram repetidas de há séculos a esta parte e transmitidas de gerações em gerações. Entretanto, para que elas darem certo e surtirem os efeitos desejados, precisam acima de tudo que sejam feitas com toda a força do pensamento e que se acreditem piamente nelas.

Índios, negros e europeus, numa rica e inédita mistura de raças, ajudaram a formar o povo, que de há séculos se vem multiplicando e transmitindo, geração após geração, a cultura dos seus antepassados, sendo que, um dos traços mais fortes dessa cultura tradicional é a superstição e a crendice, típicas das populações rurais, mas que convivem muito bem com a televisão e valores contemporâneos, mesmo nos grandes centros urbanos.


Contacto de jesuítas com índios, as primeiras
misturas de crenças

Ninguém sabe por que não se deve passar debaixo de uma escada, mas ninguém passa. Não há explicação científica para os poderes atribuídos a plantas como a arruda, o Guiné ou o comigo-ninguém-pode. Mas mesmo quem mora em apartamentos dá um jeito de ter uma dessas três plantas (ou todas elas) num vaso, para espantar o azar.

Há quem diga que isso é tudo mentira, que não faz nenhum sentido, que é coisa de pessoas e países subdesenvolvidos. Mas muitos outros atribuem curas, soluções de todos os tipos de problemas e conquistas de objectivos importantes à ajuda de algumas simpatias, rezas ou benzeduras que aprendeu com alguém. Para os folcloristas e estudiosos do assunto, embora exista muita deturpação, inúmeras práticas tradicionais têm origem bem fundamentadas, e elas estão ligadas à própria história remota de cada povo.

A enorme gama de simpatias, rezas e benzeduras conhecidas no Mundo é resquício de religiões de nossos antepassados, seja do cristianismo, das religiões indígenas ou africanas. As rezas e o uso de óleo, vinho, sal e água são originários dos primórdios da Igreja Católica. O uso de outros objectos vem do totemismo - aquelas religiões que utilizavam objectos (plantas, animais e minerais) para representar divindades onde seriam direccionados os seus pedidos.

Provavelmente também já ouviu falar de amuletos ou talismãs - pequenos objectos (figuras, medalhas, figas) que tem poderes mágicos e que pode afastar o azar ou trazer sorte, possibilitando a realização de aspirações ou desejos. Esses amuletos são uma constante no comportamento humano e, desde a antiguidade, são encontrados nas mais variadas culturas. Geralmente feitos de pedra, pedaço de metal ou mesmo papel com uma inscrição gravada, os amuletos são usados, principalmente, em volta do pescoço, na carteira, em pequenos saquinhos junto ao corpo e presos a roupa interior, etc., para a protecção contra doenças e bruxarias e para afastar desgraças e malefícios, além de trazer a sorte.

Segundo as tradições dos Povos, o olho do boto ou do peixe-boi serve para conquistar as pessoas. Ouvir o canto de algumas aves garante a felicidade e conservar a pele do jurutau, ave de hábitos nocturnos, protege as moças virgens. A figa, que muitos acreditam ser de origem brasileira, já era um amuleto popular na Grécia e em Roma. Tendo sido usada para combater a esterilidade, também lhes são conferidos poderes contra o mau-olhado (poder maléfico atribuído ao olhar de certas pessoas, podendo provocar desgraças, doenças e até a morte). São inúmeros os amuletos e talismãs usados para afastar o mau-olhado e o azar, trazendo sorte e protecção contra doenças e bruxarias: pé-de-coelho, figa, ferradura, e ainda podemos citar o Trevo de 4 folhas.

O Trevo é uma planta herbácea cujas folhas são dotadas de três folíolos (folhas), e que crescem espontaneamente nas terras das regiões temperadas. Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, é interpretado como sinal de boa sorte. Por incrível que possa parecer, possuir um Trevo de 4 folhas traz sorte, possibilitando-se alcançar a realização de suas aspirações e desejos. Entretanto, para que o Trevo de 4 Folhas lhes dê sorte, o mesmo deve ser recebido de alguém e repassado para mais três pessoas.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Moonspell

avatar

Mensagens : 87
Localização : Canavezes

MensagemAssunto: Re: amuletos da sorte:)   Dom Dez 20, 2009 8:36 pm

Bom post. Very Happy

Tal como foi dito tem que se acreditar para que os "amuletos" fassam o resto!

santa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dark Knight

avatar

Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: amuletos da sorte:)   Sex Jan 01, 2010 8:08 pm

entrando dentro do assunto do post
e tentando criar conversa...

quais foram os vossos amuletos mais estranhos que ja tiveram?

eu gostava de pedras =D
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Moonspell

avatar

Mensagens : 87
Localização : Canavezes

MensagemAssunto: Re: amuletos da sorte:)   Seg Jan 04, 2010 2:03 am

Eu tambem gosto de pedras, moedas (antigas), e caricas!


Surprised
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
David Da Silva



Mensagens : 2
Localização : Rio De Janeiro/Campo Grande

MensagemAssunto: Re: amuletos da sorte:)   Sab Abr 26, 2014 1:10 am

É mais existem patuá e os amuletos só não tenho sertesa como é que são feitos de verdade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: amuletos da sorte:)   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
amuletos da sorte:)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tenta a sorte que o azar e certo
» Sorte no jogo, azar no amor
» Prólogo: Jolin, Sorte Dourada
» Qual foi sua maior sorte em um leilão? E o mais sofrido?
» Testando a sorte..

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Magia e Feitiços :: Feitiços-
Ir para: