Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O fantasma do Barqueiro

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Cátia

Cátia


Mensagens : 55
Localização : Porto

O fantasma do Barqueiro Empty
MensagemAssunto: O fantasma do Barqueiro   O fantasma do Barqueiro Icon_minitimeQua Out 28, 2009 2:22 pm

Fantasma do Barqueiro Todos conhecem a música e o jogo chamados : Bom Barqueiro . Mas poucas pessoas conhecem a origem desta brincadeira , que começou com a seguinte lenda:

No século dezessete , em Portugal , existia um fazendeiro que possuía dois filhos : Maria e Maneco . A moça ficou responsável pela parte de terra da fazenda e o rapaz , que tinha como passatempo passear de barco , ganhou a tarefa de cuidar do rio da propriedade , pois suas águas davam muitos peixes e dividiam duas vilas importantes.
O problema é que Maneco possuía transtornos neurológicos e por isto era muito nervoso . A partir do momento em que ele aceitou a tarefa de cuidar do rio , as crianças vizinhas , que iam brincar nestas águas , começaram a desaparecer de repente . Logo surgiu o boato de que este homem virava um monstro com o objetivo de devorar os pequenos . O principal problema é que Maneco passou a cobrar pedágio das famílias que atravessavam o rio.
Certo dia , uma mãe com seus dois filhos pequenos precisavam atravessar o rio de barco , mas não tinham o dinheiro para o pedágio . Então a mulher disse:
- Bom barqueiro , bom barqueiro ... - Deixe–me passar , - Pois tenho filhos pequeninos para criar ... - Por isto na outra vila preciso entrar !
Assim Maneco disse :
- Como você não tem o dinheiro do pedágio , aceito um dos seus filhos como forma de pagamento.
A moça entregou seu filho mais velho, chamado Pedro , para o barqueiro. Porém na volta ela não viu nem sinal da criança , apenas uma mancha de sangue na beira do rio . O pai do menino soube desta estória e acabou matando Maneco a machadadas . Cem anos se passaram e surgiu a lenda de que naquele rio , o fantasma do barqueiro sempre aparecia nas noites de sexta–feira de Lua Cheia . Naquele tempo Renato era um garoto brasileiro que veio visitar seus parentes em Portugal . Então ele se perdeu no meio da mata e entrou dentro deste rio.
Quando o menino estava nadando naquelas águas , apareceu o fantasma do barqueiro exclamando :
- Para nadar aqui você precisa pagar pedágio ! - Ou você paga ... - Ou devoro a sua pessoa inteira!
Naquele instante o espírito de Pedro apareceu para Renato e explicou :
- Cante a seguinte música : - Bom barqueiro , bom barqueiro ... - Deixe–me passar , - Pois tenho filhos pequeninos para criar ... - Por isto na outra vila preciso entrar ! - Pois se você cantarolar esta melodia , o fantasma do barqueiro vai embora .
Seguindo os conselhos daquela alma , Renato cantou a música . Assim Maneco comentou :
-Esta música me fez lembrar de um momento apetitoso de minha vida ! - Por isto deixarei você e todas as pessoas que cantarolarem esta melodia , dentro do meu rio , seguirem em paz !

Desta forma o barqueiro desapareceu na frente de Renato .Porém , dizem que até hoje o seu fantasma assombra o rio . O mais interessante é que a música desta lenda é muito conhecida . Existe uma brincadeira chamada Bom Barqueiro , que foi inspirada nesta melodia .



Fonte: Mr. Malas - O Portal - Lendas Urbanas
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




O fantasma do Barqueiro Empty
MensagemAssunto: Re: O fantasma do Barqueiro   O fantasma do Barqueiro Icon_minitimeQua Out 28, 2009 2:27 pm

por acaso conheco essa cançao, mas n conhecia a lenda :S
Ir para o topo Ir para baixo
kath103

kath103


Mensagens : 13
Localização : Porto

O fantasma do Barqueiro Empty
MensagemAssunto: Re: O fantasma do Barqueiro   O fantasma do Barqueiro Icon_minitimeSeg Nov 02, 2009 12:41 am

é caso para dizer bom barqueiro deixa me passar=P

muito bom..nao fazia a menor ideia desta historia, mas está muito boa... de uma historia dessas agora é um brincadeira de putos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O fantasma do Barqueiro Empty
MensagemAssunto: Re: O fantasma do Barqueiro   O fantasma do Barqueiro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O fantasma do Barqueiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Sobrenatural :: Lendas Urbanas-
Ir para: